terça-feira, 23 de outubro de 2007

O Corpo como Elemento de Exclusão

O Corpo como elemento de exclusão

“O Corpo é a gaiola da Alma”. Foi este o sentimento que inspirou a religiosidade do homem cristão da Baixa Idade Média. Maltratar o corpo podia ser um bom exercício de ascese, mas o próprio São Francisco que, na passagem do século XII ao XIII pregara a pobreza como opção e se tornou figura emblemática da negação do corpo e da matéria, recomendava que não houvesse excessos de auto-flagelo por parte de seus seguidores, pois o caminho da elevação espiritual poderia estar severamente comprometido, em função do comprometimento da própria vida. Ele mesmo tentava domesticar seus sentimentos, negava a fartura, a tentação da carne e, ao fim da vida, conforme relatam os cronistas que lhe foram contemporâneos, atingira um grau de autocontrole tão significativo que consentira lhe fizessem no rosto uma cauterização de grande porte, sem qualquer droga analgésica.
Os biógrafos coetâneos de Francisco, centrados em sua figura, deixaram entrever nas entrelinhas de seus escritos que sociedade era aquela, onde os vestígios feudais conviviam lado a lado com uma mentalidade de comércio e de reurbanização do mundo europeu. Se o ambiente rural conservava ainda os liames de homem para homem, nas cidades os ofícios se organizavam, os comerciantes transitavam com desenvoltura recuperando as velhas rotas de comércio estagnadas desde o fim do Império Romano. Porém, estas cidades que se oxigenavam ao sabor da emergente burguesia, confrontavam-se desde cedo com os “diferentes”, aqueles que, para além do comportamento genérico de cidadãos, feriam o sentido tanto moral quanto estético ou sanitário da ordem. Assim, as ruas tornaram-se domínio não só das pessoas comuns, como também das minorias que ali estavam presentes, umas para praticar profissões consideradas vís, ainda que toleradas, outras para mendigar, outras para praticar atos “perigosos”.
O segmento destes excluídos que nos interessa, é exatamente aquele dos que, ao contrário de Francisco, ao invés de usar o corpo para enaltecer o espírito, tiveram o corpo considerado como fardo responsável, ainda que em graus diferentes, por sua estigmatização. Referimo-nos aqui às prostitutas, aos homossexuais e aos leprosos, os primeiros acusados de fazer mau uso do corpo pela sociedade da época, os últimos vistos como produto do castigo que Deus.
A prostituição medieval foi testemunhada por um conjunto de fontes primárias muito diversificadas. Os sermonários eclesiásticos encaravam o comércio do sexo de maneira moralista, mas na prática, entendiam-no como necessário. Embora pudessem exercer seus ofícios com significativa complacência e, mesmo o ambiente das igrejas não lhes fosse negado , as prostitutas constituíam parte do universo dos indivíduos cujo corpo era o elemento fundamental de exclusão ou de estigmatização.
A prostituição floresceu na Europa desde os tempos de maior ruralismo. Por volta do início do segundo milênio, grupos de mulheres itineravam pelos caminhos em busca de pontos de peregrinação, de feiras, de festas populares, porque os ajuntamentos humanos eram garantia de sua sobrevivência. Os padres viam na atuação destas mulheres uma espécie de segurança às senhoras e às virgens casadoiras, futuras mães de família.
Estudos especializados buscam traçar referências da ação destas mulheres. É inegável o componente da carência social em sua origem, pois se prostituíam via de regra as mais pobres, as abandonadas, as que haviam sido seduzidas por algum patrão inescrupuloso. Fonte primária digna de nota, é o poema do marginal François Villon (séc.XV), que em certa estrofe chora: “ Honestas foram verdadeiramente, sem merecer censura ou repreensão. É verdade que, ao começar ardente, antes de ser de má reputação, cada uma tomou por diversão ou um leigo, ou um clérigo ou um monge, para extinguir as chamas da paixão...”
Raras eram as senhoras de ordem privilegiada que se prostituíam. No entanto, a juventude masculina mostrava comportamento de extrema violência para com as mulheres. Jovens cidadãos juntavam-se em grupos numerosos e conduziam freqüentemente o rapto e a violação de mulheres mal defendidas pela sorte. Os documentos policiais da época são exíguos a respeito, porque, por medo ou vergonha, muitas estupradas não prestavam queixa às autoridades. Analisando demograficamente as famílias de então, os historiadores constataram que os casamentos dos homens aconteciam tardiamente. Até então, eles agrupavam-se e provocavam tais abusos que as autoridades também relevavam, dadas as origens de muitos deles. Neste contexto urbano, os prostíbulos ganharam importância especial, pois funcionavam como elementos mediadores de tensões e conflitos. As mulheres que exerciam o metier nas casas públicas eram controladas pelas autoridades e, sua profissão estava basicamente regulamentada como qualquer outra. Prestavam compromisso aos cônsules ou autoridades citadinas, discutiam seus preços e rendimentos, impostos, modo de exercer o ofício, horários de trabalho, direitos, enfim, tudo o que dizia respeito ao seu papel de tranqüilizadoras de machos brigões, tanto da comunidade como comerciantes estrangeiros.Assim, o sexo pago se tornou uma verdadeira instituição de paz.
Rossiaud, estudioso do tema, sugere que as prostitutas eram, de certa forma, menos excluídas que as senhoras de família. Aponta que as condenações de algumas delas aconteceram mais por questões políticas (elas sabiam de tudo, tiravam todas as informações que queriam de seus clientes) do que pelo moralismo da época. Efetivamente, documentos policiais nos conduzem à mesma conclusão, ou seja, precisavam cometer uma grave quebra de confiabilidade do sistema para ter contra si punições. Pagava-se com a vida furtar alguns florins de comerciante italiano, bania-se aquela que arriscasse politicamente a segurança da cidade onde se prostituía... As senhoras de família apenas procriavam, enquanto os homens, jovens, casados, monges, enfim, de todas as variedades, freqüentavam as animadas casas ( algumas mais sofisticadas, as saunas ), de acordo dos costumes da época. Um padre fornicador em prostíbulo era mais aceito pela comunidade que um concubinado, e a Igreja fazia vista grossa porque entendia o deslize de maneira ambígua, ou seja, um ato sexual isolado não comprometeria os bens materiais da Igreja, como uma família a quem ele devesse sustentar.
As prostitutas, apesar de necessárias à comunidade de então, eram portadoras dos signos da infâmia. Diferenciadas das demais mulheres, vestiam-se com roupas marcadas a fim de serem reconhecidas como tais.Além disso, o regulamento de muitas cidades impedia que suas casas tivessem portas ou janelas voltadas para as calçadas principais. Se os traços de repressão da Idade Média não foram suficientes para coibir a vida dos prostíbulos, isto se deve ao fato de que o mundo da marginalidade vive em simbiose com a sociedade oficial. No fim do período medieval, a Igreja perdera o controle da vida destas mulheres que, então, haviam se atrelado às autoridades burguesas das cidades. No entanto, no advento da modernidade, as prostitutas foram alvo de mais ataques, produzidos pela intolerância tanto dos Protestantes austeros, como dos Contra-reformistas em seu processo de reavaliação das instituições sociais e religiosas. O “mal necessário”, designativo que até os tempos contemporâneos recebeu a profissão destas mulheres, conheceu pois, durante a Idade Média, um nível de exclusão menos radical do que em tempos posteriores. As prostitutas tinham na sociedade medieval um papel, e seu desempenho, de certa forma as atrelava com mais consistência ao sistema, pois o mundo oficial não podia abrir mão delas, eficientes mediadoras da questão moral do período e das fortes tensões daí advindas.
Os homossexuais ocupam um lugar diferente na história das minorias . De princípio, praticavam o pecado “ contra natura”, eram sodomitas. O uso do corpo é tão implícito como elemento de exclusão como no caso das prostitutas, porém, elas mesmas contavam em sua regulamentação profissional com o direito de negar ao cliente práticas sexuais contrárias ao que era aceito socialmente (há processos nos arquivos europeus que partiram de queixas de mulheres cujos clientes pleiteavam sexo anal). Por outro lado, os atos de exclusão dos sodomitas homossexuais culminavam, em certos casos, com a pena de morte na fogueira. Mas isso não significa que, naqueles tempos da Baixa Idade Média, houvesse uma consciência de que estes indivíduos formavam uma evidente ameaça social, como os hereges, por exemplo, ou tivessem uma ação decisiva ainda que ambígua, como era o caso das prostitutas, até porque seus atos eram quase sempre silenciosos.
A guisa de esclarecimento, é suficiente lembrar que a palavra homossexual, híbrida de grego e latim, só apareceu na Europa do século XIX. Assim, para a Idade Média, basta-nos considerar que, no primeiro milênio, pouco se fala deste comportamento diferenciado. Havia ainda uma herança clássica a propósito de relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo, até uma certa tolerância apesar de algumas condenações eclesiásticas esparsas. É certo que o discurso da castidade estabelecido desde as epístolas de Paulo, atingiam velhos hábitos que para os romanos eram absolutamente naturais, porém Paulo defendia a castidade como um todo, subestimando qualquer relação, mesmo heterossexual, que não objetivasse a procriação. Foi somente após as primeiras invasões bárbaras que os exegetas passaram a tocar na questão da sodomia, no entanto, esta palavra dizia respeito, não exatamente ao que conhecemos hoje como homossexualismo, e sim, a qualquer relação sexual fora dos padrões aceitos pela Igreja. Isto compreendia, por exemplo, um coito entre homem e mulher, em que o intercurso, mesmo sendo vaginal, ocorresse numa posição diferente.
Embora considerassem que havia relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo, tanto a Igreja como os precários pensadores da área médica de então, reconheciam ainda a existência de “efeminados” e “viragos”, mas não os relacionavam ao pecado da “sodomia”, senão através do curioso pensamento de que estes últimos eram produto das relações sodomitas de seus pais. Além disso, a História Medieval revela, através de seus cronistas, que relações entre pessoas do mesmo sexo aconteciam com freqüência nos meios mais abastados e nobres. Assim, é famoso o caso de Ricardo Coração de Leão, que manteve um relacionamento estreito com o chefe de seus soldados mercenários; na mesma Inglaterra, o rei Eduardo II, foi vítima de uma conspiração , mais por motivo de usurpação do trono do que por seus hábitos sexuais diferenciados. Ricardo não deixou filhos, no entanto, Eduardo tinha sucessor e era pai de família, como qualquer nobre romano que na antiguidade distante estabelecia uma família procriadora, sem impedimentos para o exercício do sexo entre iguais.
Os principais autores que tratam de sexualidade na Idade Média, entre eles Boswell, Jacquart e Thomasset, demonstram que a intolerância para com os homossexuais tornou-se dramática a partir da Baixa Idade Média, ou seja, a partir do reflorescimento da vida urbana e do realinhamento social da Europa. A perseguição a estas minorias inscreve-se portanto no mesmo painel das intolerâncias que levaram à perseguição de judeus, hereges e, até mesmo, leprosos – perseguição essa que não atinge, por razões obvias, as prostitutas. Boswell discute em suas teses que a intolerância contra os homossexuais não poderia se prender a fatores de risco, eles não representavam perigo para a sociedade, como era o caso dos contaminadores leprosos. As mutações da sociedade nos séculos finais da Idade Média, colocavam as pessoas dentro de um quadro de insegurança. Quebrara-se o esquema da trifuncionalidade social a partir dos avanços da burguesia; as concentrações urbanas e uma nova competitividade formavam o pano de fundo de uma sociedade inquieta, tensa, desconfiada de tudo o que pudesse ser diferente. Assim, a Igreja oferecia, apesar dos seus precários argumentos, material para considerar o caráter imoral da vida dos sodomitas, muitas vezes ocultos dentro do tecido social e partícipes das mais respeitáveis instituições. De fato, a sodomia enquanto paixão homossexual, era mais freqüente onde havia maiores reuniões de pessoas do mesmo sexo. É o caso dos mosteiros e conventos. Mas a documentação é precária para tratar da incidência e deve ser compulsada com cautela. Poder-se-ia alegar atos impuros, comportamentos desregrados para expulsar as pessoas de uma terra, como aconteceu com as freirinhas do convento de Heloisa (a eterna namorada de Abelardo), cujas terras foram expropriadas por ordem do abade de Saint Denis , sob alegação de “desmandos comportamentais” das mesmas.
O corpo foi elemento de exclusão da maneira mais dramática, no entanto, no caso dos leprosos. Qualquer dermatose podia ser confundida com esta doença, porém, o surto epidêmico tornou-se evidente a partir do século XII, quando a concentração demográfica nas cidades e a micro-dimensão das moradias facilitou os contágios. Um leproso deveria de princípio ser diagnosticado por um grupo de pretensos conhecedores da doença. Caso o resultado fosse positivo, o paciente era expulso da cidade. Em vários locais, procedia-se mesmo a um sepultamento simbólico, isto é, deitava-se o doente no chão e, jogava-se sobre ele algumas pás de terra. Se o leproso fosse possuidor de bens, poderia ser internado num leprosário dos muitos que apareceram na Europa. Lá, estaria sujeito aos estatutos da casa, controlada por provedores, muitas vezes ávidos de riquezas, pois estes estabelecimentos recebiam dotes de pacientes, de testamentos reais, e podiam esmolar a vontade. No entanto, se pobre fosse, o doente seria um miserável itinerante, portador dos signos da infâmia, pois os leprosos eram considerados objeto do castigo de Deus, por pecados sexuais cometidos pelos pais ou por si próprios. Constituiriam um risco ao próximo porque, além de tudo, a doença era considerada venérea e, em fases avançadas, provocava no doente o priapismo, mal de razões desconhecidas para a época, mas que evocava luxúria.
A história da lepra evidencia um aspecto interessante do universo marginal. Assim como o mundo cristão medieval apropriou-se dessa desgraça para poder manifestar seu exercício de caridade, a comunidade dos doentes organizou-se para sobreviver. Pediam esmolas e estratificavam-se socialmente mimetizando a sociedade oficial. Assim, entre eles criavam-se situações de tensão e conflitos que opunham leprosos ricos a leprosos pobres, e a luta de classes entre eles manifestava-se na constrangedora disputa dos pontos vantajosos nos arredores das cidades, para a obtenção da esmola, que lhes vinha de pessoas de corpo saudável, contudo ansiosas na busca da salvação da própria alma.


32 comentários:

Anônimo disse...

Nunca havia lido um texto tão bacana sobre tal assunto. Apesar de ser frequente em milhares de sites e mesmo livros, nunca tinha encontrado algo tão interessante, claro e agradável de se ler sobre os marginalizados.
Obrigado por ter escrito isto.

Anônimo disse...

aspirin and asthma [url=http://usadrugstoretoday.com/catalogue/h.htm]No prescription online pharmacy[/url] brain chemistry and depression http://usadrugstoretoday.com/categories/anti-hongos---anti-ansiedad.htm melbourne internal medicine http://usadrugstoretoday.com/products/rogaine-2-.htm
penicllin containing antibiotics [url=http://usadrugstoretoday.com/products/actos.htm]actos[/url] manu chao blood and fire [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/mujeres-mejoramiento.htm]infant benadryl dosage[/url]

Anônimo disse...

http://rxmeds.in/decadron/decadron-hcpcs
[url=http://rxmeds.in/hytrin/hytrin-side-effects]history of the war on drugs in america[/url] drug abuse skits for children [url=http://rxmeds.in/aceon]aceon[/url]
zellers pharmacy colonics http://rxmeds.in/coumadin/coumadin-patient-education
[url=http://rxmeds.in/cytoxan/doxil-with-cytoxan]drug and alcohol educational videos[/url] drugs street name pumpers [url=http://rxmeds.in/prilosec/reglan-prilosec-zantac]reglan prilosec zantac[/url]
the drug thalidamine http://rxmeds.in/premarin/premarin-sexual-side-affects
[url=http://rxmeds.in/cozaar/benadryl-cozaar]price cialis mexico pharmacy[/url] jones discount pharmacy [url=http://rxmeds.in/alli/information-about-alli]information about alli[/url] missouri pharmacy license [url=http://rxmeds.in/alendronate/apo-alendronate]apo alendronate[/url]

Anônimo disse...

http://forums.thestrokes.com/viewtopic.php?f=3&t=20690 http://greatriskshift.com/smf/index.php?topic=72759.new#new http://www.lost-odyssey.net/forums/index.php?topic=321125.new#new http://www.torcn.com/forum/viewtopic.php?p=1017157#1017157
http://rainbow.raindrop.jp/mcbbs/apeboard_plus.cgi?command=read_message&msgnum=10 http://forum.osadastudencka.pl/viewtopic.php?f=13&t=15290 http://midletpascal.com/forum/viewtopic.php?p=35758#35758 http://jeffry.parsboard.com/viewtopic.php?f=2&t=27415
http://www.alaskadj.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=440755 http://www.card-share.biz/showthread.php?p=84474#post84474 http://macaustudent.com/viewtopic.php?f=2&t=205601

Anônimo disse...

mike rios muscle worship [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/anti-fungus.htm]anti fungus[/url] major accomplishments in islamic medicine http://usadrugstoretoday.com/products/nexium.htm first alert sa302 dual system smoke detector http://usadrugstoretoday.com/products/fml-forte.htm
buy paul mitchell tea tree bar soap [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/healthy-bones.htm]healthy bones[/url] pharmacy selling gu21 [url=http://usadrugstoretoday.com/products/retin-a-0-02-.htm]myocardial infarction in diabetic patients[/url]

Anônimo disse...

http://healthboard.in/caffeine/breastfeeding-and-caffeine
[url=http://healthboard.in/cyproheptadine/cyproheptadine-contain-codeine]fchp drug copay for levitra[/url] treaty signing at medicine creek lodge john taylor howling wolf [url=http://healthboard.in/calcium/calcium-flouride]calcium flouride[/url]
rockhill ltc pharmacy http://healthboard.in/budesonide/side-effects-of-rhinocort-budesonide
[url=http://healthboard.in/buspirone/inderal-difference-buspirone]false positive drugs cot[/url] drugs causing pain [url=http://healthboard.in/diabetic/theory-of-plan-behavior-for-diabetic-patients]theory of plan behavior for diabetic patients[/url]
cost of prenatal drug development http://healthboard.in/bromocriptine/side-effects-to-the-drug-bromocriptine
[url=http://healthboard.in/carafate/carafate-uses]drug alcohol deaths celebrity athlete[/url] stactical information on drugs [url=http://healthboard.in/diclofenac/baclofen-diclofenac-cream]baclofen diclofenac cream[/url] methadone drug abuse [url=http://healthboard.in/clonidine/clonidine-hydrochloride-tablets]clonidine hydrochloride tablets[/url]

Anônimo disse...

http://online-health.in/atrovent/atrovent-hfa
[url=http://online-health.in/antibiotics/nuvaring-and-antibiotics]railroad drug screening[/url] nolvadex from us pharmacys [url=http://online-health.in/antibiotics/why-do-antibiotics-slow-blood-clotting-time]why do antibiotics slow blood clotting time[/url]
chemical reactions in brain on drugs http://online-health.in/aspirin/can-i-take-aspirin-with-ibuprofen-htm
[url=http://online-health.in/bicalutamide/bicalutamide-side-effects]ordering equine prescription drugs[/url] drug display [url=http://online-health.in/bactrim/bactrim-without-prescription]bactrim without prescription[/url]
can dermatologist sell prescription medicine new jersey http://online-health.in/aripiprazole/aripiprazole
[url=http://online-health.in/avandia/avandia-or-rosiglitazone]federal statute pharmacy open to public warehouse club[/url] canada pharmacy online mailorder [url=http://online-health.in/benazepril/benazepril-generic]benazepril generic[/url] rx drug index [url=http://online-health.in/atacand/atacand-plus]atacand plus[/url]

Anônimo disse...

http://xws.in/eczema/seborreic-eczema
[url=http://xws.in/disulfiram/disulfiram-alchoholics]gamecock medicine[/url] precriptions drugs [url=http://xws.in/amlodipine/amlodipine-benzoate]amlodipine benzoate[/url]
drugs help http://xws.in/anacin/anacin-generic-otc
[url=http://xws.in/effexor/effexor-xr-health-risk]clinic pharmacy durham nc[/url] after effcts of drugs to your body [url=http://xws.in/enhancer/redken-curl-enhancer]redken curl enhancer[/url]
biaxin xl drug information http://xws.in/elimite/arv-efavirenz
[url=http://xws.in/amlodipine/amlodipine-benzoate]war against drugs[/url] online overnight pharmacy [url=http://xws.in/aldactone/effects-of-aldactone]effects of aldactone[/url] acme pharmacy media [url=http://xws.in/amoxil/amoxil-k-clav]amoxil k clav[/url]

Anônimo disse...

travel bags for car seat http://greatadventures.in/maps/maps-of-world travel trailer information
[url=http://greatadventures.in/map/florida-section-map]travel laughlin[/url] state dept travel papers [url=http://greatadventures.in/airline/tam-airline-usa]tam airline usa[/url]
bay travel http://greatadventures.in/inn/comfort-inn-lake-buena-vistra-orlando
[url=http://greatadventures.in/adventure/dj-antoine-arabain-adventure]independent travel malaysia[/url] travel message board [url=http://greatadventures.in/maps/uses-of-genomic-maps]uses of genomic maps[/url]
travel insurance south africa http://greatadventures.in/airport/airport-hotel-manchester-thistle pirates of the caribbean travel map [url=http://greatadventures.in/car-rental/brazil-car-rental]brazil car rental[/url]

Anônimo disse...

ccompare cheap travel insurance http://atravel.in/tour_loretta-lynn-tour-dates travel for wounded soldiers families
[url=http://atravel.in/cruise_clay-times-potters-conference-cruise]middle east news amp world report travel guide[/url] travel trip ticket [url=http://atravel.in/cruises_panama-canal-full-transit-cruises]panama canal full transit cruises[/url]
travel traders http://atravel.in/expedia_el-dorado-maroma-expedia
[url=http://atravel.in/maps_travel-guide-maps-of-spain]washington redskins reebok nfl player duffel travel bag[/url] online training in travel hospitality [url=http://atravel.in/airlines_untied-airlines-phone-number]untied airlines phone number[/url]
itemizing travel http://atravel.in/plane-tickets_plane-tickets-to-germany travel shop adelaide [url=http://atravel.in/adventure_how-to-hack-runescape-2-the-online-adventure-game]how to hack runescape 2 the online adventure game[/url]

Anônimo disse...

atlantic highlands travel http://atravel.in/airline_experian-airline-tickets-to-new-york-city shower tote travel
[url=http://atravel.in/motel_hotel-motel-yosemite-california-dogs]tby travel[/url] arizona new mexico travel deatinations [url=http://atravel.in/inn_tips-on-owning-an-inn]tips on owning an inn[/url]
the travel bug http://atravel.in/expedia_expedia-bahamas
[url=http://atravel.in/inn_the-rylan-inn]puma 29rkss travel trailer sale[/url] discount free cheap world travel [url=http://atravel.in/airlines_lawsuits-against-asiana-airlines]lawsuits against asiana airlines[/url]
ofir travel in tel aviv http://atravel.in/tourist_tourist-attaction-phoenix-arizona cheap travel tickets online [url=http://atravel.in/cruise_difference-in-docked-or-tendered-cruise]difference in docked or tendered cruise[/url]

Anônimo disse...

travel challenge http://greatadventures.in/map/map-of-dover-docks travel shower
[url=http://greatadventures.in/cruise/stay-cruise-park-ft-lauderdale]gruenenfeld travel[/url] skybursts air travel [url=http://greatadventures.in/car-rental/rental-car-alamo-bristol]rental car alamo bristol[/url]
powakaddy travel bag http://greatadventures.in/airport/boston-logan-airport-hotel-shuttle
[url=http://greatadventures.in/hotel/brown-hotel-water-street]gracy travel[/url] brownsvell travel [url=http://greatadventures.in/airport/portland-airport-shuttle-service]portland airport shuttle service[/url]
travel valet http://greatadventures.in/airlines/which-airlines-fly-to-vietnam travel to newfoundland [url=http://greatadventures.in/cruises/meixcian-cruises]meixcian cruises[/url]

Anônimo disse...

auto gas fitting http://latestcarnews.in/royce/buy-the-yellow-rolls-royce crystal mercedes car
[url=http://latestcarnews.in/saturn/saturn-5-htm]automobile flexplate[/url] luggage rack carrirer for auto [url=http://latestcarnews.in/panoz/fountainhead-panoz]fountainhead panoz[/url]
volkswagen merchandise http://latestcarnews.in/rally
[url=http://latestcarnews.in/toyota/colin-costello-toyota]mercedes factory service manual[/url] e320 station wagon 4 matic mercedes benz drive shafts [url=http://latestcarnews.in/porsche/porsche-996-carrera-2002]porsche 996 carrera 2002[/url]
auto hauling jobs http://latestcarnews.in/rover
[url=http://latestcarnews.in/saleen/fox-body-saleen-spoiler]automobile dog seat covers[/url] volkswagen transmission automatic 2005 [url=http://latestcarnews.in/panoz/panoz-esperante-gran-turismo]panoz esperante gran turismo[/url]

Anônimo disse...

intepid travel http://wikitravel.in/airport/airlines-at-sacramento-terminal-b-airport freedom rail travel
[url=http://wikitravel.in/cruises/cheap-caribbean-cruises-available-in-the-uk]wi dot travel[/url] travel and conde nast and caribbean [url=http://wikitravel.in/cruises/tahiti-cruises]tahiti cruises[/url]
new mexico travel nursing companies http://wikitravel.in/adventure/hummer-h3-adventure-package
[url=http://wikitravel.in/plane-tickets/pics-of-plane-tickets]women to travel with man[/url] graco quattro tour deluxe travel system bermuda [url=http://wikitravel.in/cruise/carribian-cruise]carribian cruise[/url]
california travel and tourism commission http://wikitravel.in/tourism/global-warming-and-the-tourism-industry manila travel agencies resorts [url=http://wikitravel.in/hotel/runnymeade-hotel]runnymeade hotel[/url]

Anônimo disse...

melanie klein http://topcitystyle.com/orange-white-color228.html chilean baby clothes [url=http://topcitystyle.com/white-leather-shoes-color4.html]how to get bicycle chain greace out of clothes[/url] calvin klein sunglasses
http://topcitystyle.com/xl-polo-shirts-size6.html men fashion hair men [url=http://topcitystyle.com/34-accessories-size25.html]lightning bolt clothes thrown off why[/url]

Anônimo disse...

jacksonville shoes http://topcitystyle.com/cream-dresses-color68.html inexpensive shoes wedding [url=http://topcitystyle.com/-sport-dolce-amp-gabbana-category33.html]womens clothes shops online in the us[/url] skate shoes
http://topcitystyle.com/white-black-leather-shoes-color95.html stray cats brian setzer goodie two shoes [url=http://topcitystyle.com/trussardi-jeans-long-sleeve-top-for-men-black-item2425.html]mesh nursing shoes[/url]

Anônimo disse...

old fashioned fishing hats http://topcitystyle.com/-sport-dolce-amp-gabbana-category93.html brad kleinman [url=http://topcitystyle.com/black-grey-long-sleeve-tops-color24.html]cool shoes[/url] shoes for tall women
http://topcitystyle.com/dolce-amp-gabbana-long-sleeve-shirt-for--item2493.html brenada strite rite munchkin shoes [url=http://topcitystyle.com/polo-ralph-lauren-on-sale-brand14.html]klein adept geometry large[/url]

Anônimo disse...

start your business in mobile radiology http://www.orderphonetoday.com/a521-quad-band-dual-card-with-analog-tv-java--item21.html t mobile huntington wv [url=http://www.orderphonetoday.com/t737b-quad-band-dual-card-with-wifi-analog-tv--item100.html]mobile satellite ventures lp[/url] why marines fight bookstore mobile alabama

Anônimo disse...

disney movie crafts [url=http://full-length-movies.com/dvd-quality-movie-black-book---zwartboek/26359database/]Black Book - Zwartboek[/url] never ending story movie [url=http://full-length-movies.com/dvd-quality-movie-goodfellas/17969database/]GoodFellas[/url]
movie cast of ford fairlane [url=http://full-length-movies.com/dvd-quality-movie-saw-4/27804database/]Saw 4[/url] movie clip of jean piaget [url=http://full-length-movies.com/dvd-quality-movie-the-last-don-1/631database/]The Last Don 1[/url]
movie trip with teacher [url=http://worldmovs.co.cc/full_version-o-caminho-das-nuvens/462database/]O Caminho das Nuvens[/url] the movie caligula [url=http://worldmovs.co.cc/full_version-elvis-presley-destination-vegas/6361database/]Elvis Presley Destination Vegas[/url]
do movie passes legally expire [url=http://worldmovs.co.cc/full_version-bloodrayneii/22456database/]BloodrayneII[/url] hot milf movie [url=http://worldmovs.co.cc/full_version-beowulf/13811database/]Beowulf[/url]

Anônimo disse...

designer dress sale wedding http://luxefashion.us/navy-blue-new-color21.html victorian era fashion [url=http://luxefashion.us/-sport-bags-accessories-category79.html]ralph lauren cashmere sweater xxl black[/url] calvin klein sunglasses
http://luxefashion.us/versace-round-neck-brand1.html unusual botique fashions [url=http://luxefashion.us/guess-unisex-beach-towel-red-navy-blue-item2095.html]merrill shoes in ma[/url]

Anônimo disse...

rhyme for tying shoes http://luxefashion.us/white-violet-women-s-tops-color182.html australian fashion designers [url=http://luxefashion.us/dolce-amp-gabbana-street-ball-athletic--item493.html]free cad designer[/url] buffalo shoes
http://luxefashion.us/gucci-bomber-style-leather-jacket-for-men-black-item2297.html union bay shoes [url=http://luxefashion.us/black-long-sleeve-tops-color2.html]lauren pope[/url]

Anônimo disse...

using live dna virus to cure herpes [url=http://usadrugstoretoday.com/products/noroxin.htm]noroxin[/url] almay mineral foundation http://usadrugstoretoday.com/products/luvox.htm
diabetes cause cumulative [url=http://usadrugstoretoday.com/products/motrin.htm]motrin[/url] examples of quality in health care [url=http://usadrugstoretoday.com/products/avandia.htm ]adams pharmacy [/url] what is a anxiety disorder
natural cure for high cholesterol [url=http://usadrugstoretoday.com/products/quibron-t.htm]quibron t[/url] interview feedback medical school http://usadrugstoretoday.com/products/flagyl-er.htm
religion and the use of drugs [url=http://usadrugstoretoday.com/products/femara.htm]femara[/url] chicago breast enhancement procedure [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/hypnotherapie.htm ]steri strip allergic [/url] pregnancy and drugs mother risk

Anônimo disse...

for diet recipes [url=http://usadrugstoretoday.com/products/imuran.htm]imuran[/url] medi breast reconstruction http://usadrugstoretoday.com/products/pulmicort.htm
coupon for vitamin shoppe [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/antibioticos.htm]antibioticos[/url] government regulations on health care [url=http://usadrugstoretoday.com/products/rocaltrol.htm ]breast cancer brain metastasis [/url] dans slot car track mineral ridge ohio
anxiety testicles [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/healthy-bones.htm]healthy bones[/url] how fast the potasioum rigenerates in the blood steam http://usadrugstoretoday.com/products/viagra-super-active-plus.htm
bare breast babes [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/antiviral.htm]antiviral[/url] soil ph calcium chloride solution [url=http://usadrugstoretoday.com/index.php?lng=fr&cv=eu ]migration of health workers [/url] what cause low blood sugar

Anônimo disse...

antiques smoking cabinet [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/artritis.htm]artritis[/url] does poop have bacteria http://usadrugstoretoday.com/products/protonix.htm
smoking and the patch [url=http://usadrugstoretoday.com/products/isoptin.htm]isoptin[/url] science diet dog food natures best changes [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/gastrointestinal.htm ]baseketball penis [/url] gonzaba medical group
bashore central virginia community health new canton [url=http://usadrugstoretoday.com/products/casodex.htm]casodex[/url] binge drinking and health http://usadrugstoretoday.com/products/lanoxin.htm
dose tylenol for adults pills [url=http://usadrugstoretoday.com/catalogue/r.htm]Order Cheap Generic Drugs[/url] down syndrome behaviour [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/anti-diabetique.htm ]integrative medical association [/url] nav jiwan tea room

Anônimo disse...

cheap diet products [url=http://usadrugstoretoday.com/products/sinequan.htm]sinequan[/url] san francisco zoom tooth whitening http://usadrugstoretoday.com/catalogue/j.htm
web hosting mental health therapy [url=http://usadrugstoretoday.com/products/amaryl.htm]amaryl[/url] smoke sprsy [url=http://usadrugstoretoday.com/products/speman.htm ]info on labrador with kidney failure [/url] urinary catheter malpracticce
young black chick vaginal sex [url=http://usadrugstoretoday.com/products/precose.htm]precose[/url] kanawha drug formular http://usadrugstoretoday.com/products/reglan.htm
treating lice with paul mitchell tea tree hair care products [url=http://usadrugstoretoday.com/products/herbolax.htm]herbolax[/url] red bull health advisory [url=http://usadrugstoretoday.com/products/ed-discount-pack-1.htm ]mature women health [/url] infant gut health

Anônimo disse...

red wing shoes http://luxefashion.us/?action=products&product_id=492 designer swim trunks for toddlers [url=http://luxefashion.us/dark-blue-red-jackets-amp-sweatshirts-color19.html]rocket dog brand shoes[/url] dollhouse shoes
http://luxefashion.us/36-dressy-tops-size14.html giada de laurentis strawberry cake [url=http://luxefashion.us/pink-tops-shirts-with-colar-color10.html]nerve pain wearing high heel shoes[/url]

Anônimo disse...

enema health hazards [url=http://usadrugstoretoday.com/products/benicar.htm]benicar[/url] factors of health care cost http://usadrugstoretoday.com/products/viagra-plus.htm
dessert for allergic children [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/sleeping-aid.htm]sleeping aid[/url] new york state health insurance program [url=http://usadrugstoretoday.com/products/kamasutra-longlast-condoms.htm ]comprehensive review of pharmacy practice [/url] create in me a pure heart
stress assessment norfolk [url=http://usadrugstoretoday.com/products/horny-goat-weed.htm]horny goat weed[/url] lyrics her sweet tea http://usadrugstoretoday.com/catalogue/u.htm
taille moyenne penis [url=http://usadrugstoretoday.com/products/confido.htm]confido[/url] ultram online without prescription [url=http://usadrugstoretoday.com/products/aceon.htm ]weight pills [/url] christian and depression

Anônimo disse...

no clothes water http://luxefashion.us/ugg-shearling-leather-small-bag-for-women-brown-item1412.html fashion jewelry china [url=http://luxefashion.us/off-white-men-color195.html]purple shoes for ladies[/url] download screensaver designer
http://luxefashion.us/cream-yellow-roberto-cavalli-color211.html mootsies tootsies shoes [url=http://luxefashion.us/green-roberto-cavalli-color53.html]wooden shoes for dolls[/url]

Anônimo disse...

http://xpv.in/anafranil/generic-anafranil
[url=http://xpv.in/amitriptyline/amitriptyline-tab]ecu brody school of medicine residency match results[/url] viagra uk kamagra [url=http://xpv.in/amitriptyline/what-is-amitriptyline-prescribed-for]what is amitriptyline prescribed for[/url]
drug rep pens http://xpv.in/celecoxib/purchase-celecoxib-on-the-net
[url=http://xpv.in/domperidone/apo-domperidone-side-effects]medicine pharmacy synamox 500mg[/url] pills for drug abuse [url=http://xpv.in/celadrin/natural-factors-celadrin-free-shipping]natural factors celadrin free shipping[/url]
best over the counter drug for erectile dysfunction http://xpv.in/doxepin/withdrawal-symptoms-of-doxepin
[url=http://xpv.in/dosage/dosage-nursing-program]prices levitra[/url] state drug data base [url=http://xpv.in/domperidone/expected-results-with-domperidone-for-nursing]expected results with domperidone for nursing[/url] overcoming a drug test [url=http://xpv.in/ramipril/ramipril-side]ramipril side[/url]

Anônimo disse...

uk national lottery email http://wqm.in/blackjack_joe-blows-blackjack wallaceburg hometown bingo
[url=http://wqm.in/gambling-online_free-roulette-game-gambling-software]dv lottery 2007[/url] types of gambling in each state [url=http://wqm.in/bingo_bingo-place-play]bingo place play[/url]
mt pocono casino resort pa http://wqm.in/keno_keno-brother-show
[url=http://wqm.in/online-casinos_best-casinos-craps-learn-play]how to copy all contacts to sim card samsung blackjack[/url] keno tips internet casino gambling [url=http://wqm.in/online-casino_garden-city-casino]garden city casino[/url]
casino chip collectors convention http://wqm.in/jackpot_winstar-jackpot casinos quick tender [url=http://wqm.in/blackjack]blackjack[/url]

Anônimo disse...

hollywood vampire thriller voyeur movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_killing_of_a_chinese_bookie/]the killing of a chinese bookie[/url] the heart break kid movie http://moviestrawberry.com/films/film_this_revolution/ speed racer 2008 movie trailer
borat movie length [url=http://moviestrawberry.com/films/film_always/]always[/url] wallstreet movie http://moviestrawberry.com/films/film_scary_movie_4/ animal farm movie review
best adult movie torrent site [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_heroes_of_telemark/]the heroes of telemark[/url] nylon toe licking movie or clips
laurence fishbourne movie sounds [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_bourne_ultimatum/]the bourne ultimatum[/url] bio dome movie http://moviestrawberry.com/films/film_breaking_bad/ cast of cars the movie
north grand movie theater [url=http://moviestrawberry.com/films/film_girl_happy/]girl happy[/url] free girl anal movie http://moviestrawberry.com/films/film_harsh_times/ movie tavern richie rd

Anônimo disse...

chaoter two movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_jarhead/]jarhead[/url] download english subtitle for the movie candyman http://moviestrawberry.com/films/film_adventures_of_johnny_tao/ iron amn movie trailer
studio movie grill [url=http://moviestrawberry.com/films/film_bollywood_queen/]bollywood queen[/url] owen sound movie theatre http://moviestrawberry.com/films/film_without_limits/ realplayer adult movie downloads
the blue wolf movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_society/]society[/url] dinner and a movie restaurants
gi joe spy troopers the movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_hunt_for_red_october/]the hunt for red october[/url] tastes like chicken the movie http://moviestrawberry.com/hqmoviesbygenres/download-genre_action-movies/?page=30 the true story of cabin fever the movie
sparkler movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_how_the_grinch_stole_christmas/]how the grinch stole christmas[/url] battle vixens movie http://moviestrawberry.com/easy-downloads/letter_C/?page=1 movie songs