quarta-feira, 13 de março de 2013

DIREITOS HUMANOS


Está o Brasil retorcendo-se de cólicas pela eleição do Deputado Marco Feliciano para presidir a Comissão de Direitos Humanos, quando ele, sendo Pastor Evangélico, fez tantas declarações Racistas e Homofóbicas, num país onde a Constituição Federal em seus Princípios Fundamentais tenha fixado o fundamento de " promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação". Mais ainda, a Lei Máxima do país afirma que a " punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais", além do que , o "racismo constitui crime inafiançável e imprescritível". Por esse caminho, a eleição do dito Feliciano para tal cargo, parece uma daquelas brincadeiras de mau gosto de bêbado de botequim. Então, como traseiro de bêbado não tem dono, lá vai.
Feliciano, ser racista neste país significa reduzi-lo a pouco, tão grande foi o número de escravos trazidos para cá pela cobiça humana, que o tempo se encarregou de miscigená-los e fazer do Brasil um país racialmente híbrido. Não aceito que atribua a meus filhos a bobagem que a cosmogonia da sua religião fala. Ninguém é descendente de Cam mesmo porque esta história do Noé é pornográfica demais para contar a menores. Devia o petulante deputado ler Caim, do Saramago (ouviu falar?), para saber que uma parte considerável do mundo jamais ouviu o Antigo Testamento, e eu mesma, que já passei por ele muitas vezes por razões profissionais, tenho-o apenas como um documento histórico, uma simples crônica de costumes, uma cosmogonia que não diz respeito senão a uma parcela da população da terra. Tem o mesmo peso da Epopéia de Gilgamesh ou dos antigos manuais cosmogônicos da velha India , ou mesmo a tradição que ficou ,oral ou transcrita , dos maias, incas, astecas e dos nossos múltiplos índios. Por suas manifestações racistas, o senhor merecia ver o sol nascer quadrado. O STF, presidido pelo Joaquim Barbosa, terá que se debruçar sobre seu comportamento racista e nojento, para enfim pagar a dívida que este país tem com a África Negra por seus filhos prisioneiros no Brasil.
Por outro lado, sua homofobia me deixa perplexa. Do que tem tanto medo o moço Feliciano? Tenho muitos amigos(as) homossexuais e nunca fui ultrajada por nenhum deles. Sempre considerei sexualidade como coisa de foro íntimo e o medroso Feliciano vem querer ser mais popular que o Tiririca? Poupe-me. Nem Jesus, que é o vosso ídolo máximo  alijou prostitutas, homossexuais, os diferentes. Não seja o moço a fazê-lo, é muito feio passar por cima da sua Realeza Celeste.
Não idolatro a Bíblia, nem no Antigo nem no Novo Testamento. Literariamente até gosto de trechos de Matheus, mas fico por aí. Professo o Zen-Budismo que busca a paz e a tolerância. Assim criei os meus, muito embora eu saiba que existe muito mais coisa entre o céu e a terra do que supõe minha vã sabedoria. Meus irmãos Negros, Homossexuais, Diferenciados em geral, são bem-vindos ao meu lar, tem lugar à minha mesa, dialogam entre si e tem um respeito mútuo que deveria lhe servir de exemplo. Mas, ao que parece, a parte mais sábia da nação há de lhe calar a boca, antes que vire uma estátua de sal. Tome tento, Feliciano. Guarde os preconceitos para si.

Nenhum comentário: