terça-feira, 6 de dezembro de 2011

FIM DE LINHA

Sócrates, o filósofo, viveu na Grécia no século V antes de Cristo. De origem humilde (era inicialmente oleiro), foi casado com duas mulheres simultaneamente e teve filhos, com os quais pouco se preocupou. Gastava suas horas a filosofar: andava sujo e descalço, mas era rodeado de jovens aspirantes à filosofia e, para eles, criou um método particular de ensino. Não deixou documentos escritos, de forma que temos acesso à sua figura pela descrição de Platão e outros. Seu modo de trabalhar a filosofia com os discípulos compreendia dois momentos. O primeiro, era o da ironia. Ele buscava as idéias postadas na cabeça dos alunos e contrapunha-as até chegar à conclusão do quanto absurdas eram. No segundo momento, através da dedução levava-os a estabelecer idéias mais coerentes. A esse parto ideológico dava-se o nome de maiêutica. Tendo um número significativo de seguidores, acabou sendo acusado de corromper a juventude ateniense, bem como praticar o ateísmo.
A execução de Sócrates aconteceu por envenenamento. Ele foi condenado a ingerir uma infusão de cicuta (conium maculatum) que tem um alcalóide muito venenoso. Similar à estricnina, a pessoa que ingere tal droga é levada a terríveis convulsões e contraturas. Depois de algum tempo o corpo adormece das pernas para cima até que sobrevém a morte. Conta-nos Platão que, ao ingerir o veneno, Sócrates teria dito: “E chegou a hora de nós irmos, eu para morrer, vós para viver;quem de nós fica com a melhor parte ninguém sabe, exceto o Deus.” Note-se que aqui a palavra deus é precedida pelo artigo definido masculino o, que coloca a divindade soberana Zeus no topo de um infindável número de outros deuses, aos quais seguramente ele não respeitava, nem tampouco era tomado por surtos de monoteísmo.
No domingo, dia 4, em que o Corintians se tornou campeão brasileiro de futebol, falecia um jogador que foi grande ídolo quando na ativa. Seu nome era Sócrates, e ele também morreu envenenado. Pior, era um médico que fez a carreira de atleta futebolista. Na Faculdade em que se formou teve seguramente aulas de farmacologia e obteve um bom domínio em fisiologia, para saber que o alcoolismo é um veneno que mata a longo prazo. Sócrates tinha família, e ao que parece, suas relações familiares eram pelo menos parcialmente preservadas. Um irmão de Sócrates, Raí, futebolista como ele, ganhou muito dinheiro no esporte e criou uma ONG para atender crianças carentes. Daqui a certo tempo, as pessoas terão esquecido os seus dribles, mas não a sua ONG. Pois Sócrates, o alcólatra, chegou à faixa dos 50 anos completamente detonado. É interessante notar como cerveja e futebol andam juntos. Para a maioria, festeja-se a vitória e acabou a cervejada. Para outros, cuja razão é variável de caso a caso, a comemoração se eterniza até a falência completa do organismo. Quero ser elegante frente à dor, mas juro que domingo dormi com raiva. Que raio de família é essa que não internou e tratou a toxicofilia do Sócrates antes que chegasse a esse ponto? E que excremento de saúde pública é essa que não prioriza tratar doentes de alcoolismo? Será que o governo tem medo de perder os enormes impostos que arrecadam das cervejarias?

7 comentários:

Anônimo disse...

:) Boa noite, Ivone! :)
Já aqui estive neste seu blog várias vezes mas sempre com ...tempo nenhum para duas palavras...Hoje deixo aqui a marca da minha satisfação ao ler e ver fotos lindas aqui deste seu espaço!...e reparo que seu filho me parece muito parecido com seu pai!...não dá para ver ao detail...mas parece-me....:)
Este tema do "álcool" é dor para muita gente!!! ...e...é verdade que com este problema do álcool ou com outro qualquer, ...se a família estiver atenta e houver alguém que se imponha com firmeza....muitas vidas podem ser salvas da destruição! ...está aí o exemplo da Ivone! * - * (((eu tenho um caso de alcoolismo de um casal ---tem , sei, pelo menos uma filha!----- que viveu numa casa alugada vizinha aqui da minha...os dois!...e, e... se eu tivesse tido o apoio indispensável!!! ª - ª ..se calhar teria feito alguma coisa por eles e assim não fiz nada! :( .....))) ....
Ivone!....ficava aqui até ...nunca mais! :) ..... Vou voltar mesmo que não deixe marca nenhuma! ;) ... O Luís é nosso amigo comum e sei que a Ivone também gosta muito dele! :)
Beijinhos, <3 Ivone! ...e muitas Felicidades na sua vida! :) Maria José Dos Santos

Anônimo disse...

P. S.: Ah! ...só para dizer que me senti, pelo que descobri neste seu espaço, Ivone, mais feliz ainda (se é que isso é possível! ) por ter você como amiga! É uma honra! * - *
Maria José Dos Santos

Ieda Jimenez disse...

"Que raio de família é essa que não internou e tratou a toxicofilia do Sócrates antes que chegasse a esse ponto? "

===
Comentário extremamente insensível o seu.Há casos e casos. Cirrose não tem cura e dependendo da evolução não há mesmo o que fazer. Alcoolatra tem que QUERER se tratar, tem que admitir a impotência diante da bebida. Se ELE não aceitar o tratamento, não adianta.
No momento de dor da família, tudo o que ela não precisa ouvir é críticas como essas.
Toda a vez que tenho o desprazer de ler sua coluna no Mogi News, me irrito. Sua visão é tacanha, autoritária, estreita. Julga o mundo pela sua lente embaçada. A última de suas "façanhas" foi chamar de "burros" aqueles que defendem a vinda do aeroporto para Mogi das Cruzes. Quem a senhora pensa que é? A dona da verdade? Como bem lembrou Millor Fernandes "não há nada mais equivocado do que ter certeza absoluta".
Lamentável.

Anônimo disse...

Para Dona Ieda Gimenez: É fácil não ter o desprazer de ler Ivone Marques Dias. Simplesmente não leia, e deixe-a para nós que gostamos tanto dela.

Anônimo disse...

Drogados e Alcólatras tem que ter tratamento compulsório. A CLT prevê demissão de trabalhadores viciados. Então, se o viciado não quer e está se matando, tem que tratar compulsoriamente sim.
Doma Luciana Jimenes, você bebe?

Anônimo disse...

Cara Sra. Ieda Jimenez,

Se um parente que amamos não quer se tratar acaso o deixaremos morrer sem nada fazer?
Ora,é do reconhecimento de todos que o alcoolismo é uma doença, logo, como toda doença necessita de tratamento. Todos também sabemos que em suma, raramente um alcoolatra admite-se como tal e busca socorro em alguém, assim, cabe a outro intervir. Se a família não o faz, quem mais o fará?

Ivone Marques Dias disse...

Agradeço às pessoas que postaram comentários. Muitas outras manifestaram-se por e-mail. Encaro o Alcoolismo como doença grave e como tal deve ser tratada. Meu artigo busca simplesmente uma oportunidade de reflexão. È inegável que a família de Sócrates, o futebolista, tinha dinheiro de sobra para trata-lo. Para esclarecer à Sra Ieda, eu rebato: Cirrose deixa cicatriz no fígado mas tratada convenientemente dá uns bons anos de sobrevida ao paciente. Esses assuntos são doloridos e eu trabalho com doenças estigmatizadoras porém tenho dois níveis de publicação. As mais técnicas vão para periódicos científicos. No jornal e no Blog apenas exercito a provocação. Não sou dona da verdade, ninguém é. Mas, quem não gosta dos meus artigos, pode simplesmente evitá-los. Afinal, ninguém é unanimidade.

Ivone Marques Dias, autora.